Informativos

Incaper capacita profissionais do GEOBASES para a utilização de software de SIG

2011 14_09_2_pq

Aproximadamente 40 profissionais ligados ao Sistema Integrado de Bases Geoespaciais do Estado do Espírito Santo (Geobases) começaram, nesta segunda-feira (12), um treinamento de nivel básico com o Software ArcGIS. O treinamento é promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), na condição de  Secretaria Executiva e Unidade Central de Gestão do Geobases.

O curso para os profissionais segue até sexta-feira (16) no laboratório de informática na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) e é ministrado pelos instrutores Jonathan Caldas e Claudiney Salgado da empresa mato-grossense, Tecnomapas Ltda.

“O Geobases é hoje formado por 88 unidades locais que são instituições usuárias credenciadas no sistema no Espírito Santo. Com este treinamento e um outro referente ao módulo avançado do ArcGIS, concluímos todas as atividades planejadas para a implementação do Geobases online no Estado”, afirma o coordenador do Geobases, Leandro Feitoza.

A abertura ocorreu com a presença do diretor-presidente do Incaper e secretário executivo do Geobases, Evair Vieira de Melo. “A capacitação de profissionais tão importantes para funcionamento e alimentação deste sistema, é de muita valia para termos uma base com as informações melhor gerenciadas, para a utilização dos diversos setores da sociedade, auxiliando no planejamento de ações públicas e minimizando os impactos ambientais e sociais em determinada comunidade”, destaca.

Os profissionais que participam do curso são provenientes de 21 instituições integrantes do  Geobases, como a Agência de Desenvolvimento em Rede do Estado do Espírito Santo (Aderes), Agência Estadual de Serviços Públicos de Energia do Estado do Espírito Santo (Aspe), Companhias Espírito Santense de Saneamento (Cesan) e de Transportes Urbanos da Grande Vitória (Ceturb-GV), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), Departamento de Estradas e Rodagem (DER-ES), Espírito Santo Centrais Elétricas (EDP/Escelsa), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), Instituto Federal de Educação (Ifes), Incaper, Ministério Público (MP-ES), Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), TRE-ES, e as Prefeituras de Aracruz, Cariacica, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Linhares, Santa Teresa, São Mateus, Vila Velha e Viana.

O evento também teve a presença do Secretário de Tecnologia da Informação  do TRE-ES, Danilo Magno Marchiori.

O ArcGIS é software para trabalhar com os Sistema de Informações Geográfica (SIG).

Portal Geobases

O portal web do Geobases dá acesso às informações técnicas e estratégicas que são de utilidade e de uso por vários setores da sociedade.

No ambiente Web, encontra-se o Portal do Geobases que está hospedado no DataCenter do Estado localizado no Prodest, porém sendo gerenciado pela Unidade Central de Gestão do Geobases localizada no Incaper.

Nesse data center, o Geobases possui um grande banco de dados denominado Banco de Dados Geoespaciais do Geobases – BDGG, também denominado de base de Sig do Geobases, que é um conjunto de registros dispostos em estrutura regular formando coleções de dados geoespacializados sobre o espaço geográfico do Estado do Espírito Santo, flexíveis e preparados para serem processados em Sistema de Informações Geográficas (SIG) e com uma interface para que os seus usuários possam produzir novas informações, reorganizar, incluir, alterar ou consultar dados.

Fonte:
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Incaper
Otavio de Castro

Voltar